terça-feira, 18 de novembro de 2014

Karl Marx

Marx e a educação

Karl Heinrich Marx nasceu em 1818 em Trier, sul da Alemanha - antiga Prússia. Estudou direito em Bonn e depois em Berlim, mas se interessou mais por filosofia e história. Na universidade, se aproximou de grupos dedicados à política. Aos 23 anos, quando voltou a Trier, percebeu que não seria bem-vindo nos meios acadêmicos e passou a viver da venda de artigos. Em 1843, casou-se com a namorada de infância, Jenny Von Westphalen. O casal se mudou para Paris, onde Marx aderiu à militância comunista, atraindo a atenção de Friedrich Engels, que depois se tornou seu amigo e parceiro.
Ele escreveu o livro “O Capital”, com o tema principal a economia - os capitalistas, classe que fica cada vez mais rica à custa do empobrecimento do proletariado. Marx deixou muitos seguidores de seus ideais um, por exemplo, é Lênin na União Soviética.
No campo da educação, Marx defendia a educação técnica, industrial, a
educação pública e gratuita para todas as crianças, pois em sua visão esta
era a solução para retirá-los do trabalho nas fábricas. Defendia ainda que a educação deveria formar o homem nos aspectos físico, mental e técnico, trazendo os panoramas do estudo, lazer e trabalho, transformando seres humanos desenvolvidos integralmente.
 

Uma crítica importante feita por Marx para o idealismo burguês foi: não são as ideias que movem o mundo, mas são as condições materiais da existência humana que determinam as ideias (formas de pensar, valores).


3 comentários: