quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Bom Senso

Uma das principais causas dos desentendimentos, injustiças, exclusão social, violência, é sem duvida a falta de bom senso dos indivíduos que compõe as sociedades. É através dele que desenvolvemos a capacidade de fazer questionamentos e a definir uma atitude mais correta para fazer um determinado julgamento, ou seja, compreender o outro não perdendo nosso ponto de vista, mas não nos colocando como padrão, buscando sempre um meio termo, agindo de forma respeitosa, tentando assim discernir o melhor caminho para a convivência, seja pessoal social ou profissional.
            Aristóteles e Descartes foram os pioneiros em defender o bom senso como parte importante da filosofia de vida, apontando uma regra de ouro: não fazer ao próximo o que não queremos pra nós mesmos. É nesse sentido que devemos buscar aplicar o bom senso nas nossas vidas.
            Todos nós somos dotados de qualidades, defeitos e valores únicos e a chave para o sucesso da nossa progressão como seres humanos é sempre buscar a compreensão do outro e das coisas que nos cercam. Não é aceitar todo tipo de comportamento e sim saber a melhor maneira de agir diante dos comportamentos e situações diversas no meio em que vivemos.
            Os motoristas imprudentes causariam menos problemas se usassem o bom senso para refletir sobre seus atos e as consequências que podem causar aos outros e a si mesmo através de sua irresponsabilidade.
            Políticos teriam mais respeito e sucesso na vida pública se não fizessem promessas mirabolantes que nunca são capazes de cumprir. Não usam o bom senso para definir seus projetos e acabam passando de sonho a pesadelo para aqueles que o elegem.
            Na educação o bom senso precisa ser exercido em todos os sentidos, na relação professor/escola aluno/professor aluno/aluno. Para ter uma boa convivência e um bom desempenho escolar é preciso ser capaz de definir uma maneira mais correta de adaptar-se as regras e costumes, ter uma autoconsciência e prudência ao agir e saber distinguir o que pode e o que não pode ser usado na convivência e nas práticas diárias, buscando sempre refletir e levar os alunos a fazerem o mesmo, para formar não só excelentes alunos, mas também excelentes seres humanos.
            Descartes disse "O bom senso é a coisa do mundo melhor partilhada, pois cada qual pensa estar tão bem provido dele, que mesmo os que são mais difíceis de contentar em qualquer outra coisa, não costumam desejar tê-lo mais do que tem."


Esse texto é um dos trabalhos das alunas da 2ª Fase de Pedagogia da Faculdade Anhanguera de Joinville:

Ana Paula dos Santos Weldt

Eliane Ferreira Cordeiro
Indianara Hattenhauer
Soleni Melo
Thais Bilik
Vanessa Medeiros

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